segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Farsa news

O jornal O Estado de S. Paulo está dando um banho histórico de jornalismo independente na Rede Globo. Está interessante de se assistir e devia ser debatido nas salas de aula de comunicação pelo País afora.
Jornalismo independente, como todo mundo sabe, é aquele que não recorre a favores oficiais para abrir portas ou obter documentos sigilosos ou exclusivas versões oficiais.
A Globo saiu atrás no caso da fraude na prova do Enen e não consegue chegar à ponta da matéria. Hoje, no esfuziante Bom Dia, Brasil, o redator fez um elaborado exercício de esconde-esconde para dizer, sem a menor cerimônia ética, digamos assim, que alguém roubou a prova do Enen para vender a um repórter do Estadão.
Essa ignomínia foi dita pelos lábios sorridentes da beleza matinal global, dona Renata Vasconcelos. O repórter de rua, não lembro o nome e nem quero lembrar, repetiu exatamente a mesma frase. Em seguida, o senhor Renato Machado, com cara de quem não sabe de nada, viu-se obrigado a mostrar a página de hoje de O Estado com toda cronologia do crime, inclusive depoimentos completos à Polícia e fotos dos criminosos.
A Globo se comporta como se dependesse dela a defesa da “instituição” Ministério da Cultura. Os fatos, como tudo que ocorreu de ilegal até agora no governo Lula, não interessam aos manipuladores da opinião pública nacional. Vale o que está escrito.

Nenhum comentário: