domingo, 16 de agosto de 2009

O dominó tremeu

A pesquisa de opinião divulgada hoje pela Folha de S. Paulo seria apenas a novíssima referência para medir as conseqüências da crise do Senado Federal, mas os números são tão barulhentos que devem mexer diretamente com os arranjos políticos das candidaturas preferenciais ao Palácio do Planalto.
O grande beneficiado parece ser Ciro Gomes, consolidado na briga pelo segundo lugar. Outro dado interessante, mas já esperado, a popularidade do Presidente continua à prova de balas. E o cometa da meia noite, a luz do alvorecer, o raio de esperança, a santinha do pau oco já mostra ao distinto público que acaba de entrar em cena.
Ainda é cedo para avaliar os efeitos do nascimento de uma candidatura inesperada, Marina, e o renascimento de outra, Ciro, mas devem ser desestabilizadores para as até então confortáveis projeções dos favoritos Serra e Dilma.
O que pode se notar é que aumentou bastante o grau de dificuldade de Lula em administrar a cena política nacional de acordo com seu projeto político. O Presidente tinha uma batata quente nas mãos, o PMDB. Agora tem mais duas, Ciro e Marina. E três batatas quentes, como se sabe, é caso para malabarista.

Nenhum comentário: