quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ali Babá, o mágico

Acho que o senador José Sarney deve renunciar presidência do Senado nas próximas horas. Não, não tenho nenhuma informação privilegiada, apenas intuição de veterano cozinheiro de redação.
O raciocínio é simples.
Primeiro, em política, nada é o que parece. Segundo, a referência política dos governistas é exclusivamente o presidente Lula. Até ontem, o presidente Lula falava que apoiava Sarney e que este não podia deixar o cargo, para não ameaçar algo que se conveniou chamar de governabilidade. Hoje, Lula ainda apóia Sarney, mas diz claramente que chegou a hora da crise acabar e já se declara preocupado com a possibilidade de Sarney renunciar.
Alguém ainda tem alguma dúvida de que Sarney vai dançar hoje ou amanhã?
O bigodudo presidente dos brasileiros e brasileiras não vai querer entrar para a história como um dos políticos que mais lesaram a Pátria e seus patrícios na vida republicana nacional, mas vai, isto sim, tentar preservar alguns cacos da imagem superfaturada de homem sério, intelectualizado, que sempre lutou pela democracia.
Quem vai ganhar com isso? Lula, claro. Só Lula ganha coisas e dividendos políticos neste País. Nós estamos aqui só para conversar. E para pagar a conta. Ainda bem que desta vez nos veremos livres de mais um ladrão.

Um comentário:

Pascoal Gomes disse...

Eça dizia que os políticos e as fraldas deveriam ser trocadas constantemente pelos mesmos motivos.