quinta-feira, 16 de julho de 2009

A hora da loba


Foto que acaba de entrar na capa da UOL. É de Roberto Vinícius, Agência Estado. A mulher que parece uma louca atrás das grades é a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, discutindo com manifestantes.
Se alguém clicar na foto, no site da UOL, vai ver que se trata de um detalhe do quadro total. A foto completa mostra que Yeda está com os filhos no portão de sua casa. A foto inteira não está disponível para cópia, só o detalhe.
O que o editor fez, ao isolar um detalhe para ganhar dramaticidade e apelo visual jornalístico, podemos entender assim, é mais ou menos o que fazem os adversários políticos da governadora ao insistir em particularizar episódios isolados do contexto de fatos concretos ou, para ser mais específico, apostam na repetição de pequenas denúncias para criar clima de caos político administrativo no governo.
Acho que esta voracidade dos adversários vai transformar a governadora em mártir política. Aí não haverá truque de mídia nem aliança partidária oportunista que evite a reeleição da brava combatente gaúcha. Não há gaudério no pampa que fique contra uma mulher se defendendo aos gritos, abraçada aos filhos.

Nenhum comentário: