domingo, 20 de setembro de 2009

Modelo de façanha

Hoje é dia de revolução. Vinte de setembro. Dia de lembrar a guerra dos gaúchos contra os brasileiros. Dia de reverenciar a luta do Rio Grande para ver-se livre do Império do Brasil. Uma guerra que durou dez anos e deixou mais de dez mil mortos. O Rio Grande perdeu e o Brasil venceu, embora algumas almas desencarnadas acreditem que o combate ainda não acabou.
A Guerra dos Farrapos não tem nada a ver, como pensam alguns débeis mentais de lá e de cá, com tradicionalismo nativista dos grupos folclóricos que cultuam bombacha, churrasco e gaita como expressão cultural. A revolução farroupilha foi um movimento separatista, de luta armada pela independência e liberdade do povo gaúcho em relação ao governo imperialista nacional. Não foi um passeio no bosque nem um convescote político. Foi uma luta em nome da vida e valia a morte.
Lembre-se dos farroupilhas hoje, eles merecem. Os farroupilhas foram os primeiros governantes de uma Nação de direito que nunca chegou a existir de fato. Um país que continua plantado no imaginário popular. Como uma semente de realidade.

Nenhum comentário: