quinta-feira, 18 de março de 2010

Os normais

Os secretários de segurança dos principais Estados do País estão reunidos hoje aqui em Salvador. Estão à beira mar, sob a brisa fresca da Bahia, comendo e bebendo do bom e do melhor, nem têm tempo para reparar na violenta realidade dos subúrbios das grandes capitais.
Os governistas, principalmente os ligados ao PT, vivem no mundo perfeito da ilusão, repetem para si mesmos “a economia está bombando, a economia está bombando”, e fecham os olhos para os massacres diários do confronto entre a Polícia armada e os pobres, pretos e adolescentes que se debatem para sobreviver na realidade criminosa do abandono e da omissão.
Ontem mesmo, no centro histórico de Salvador, numa dessas galerias de lojinhas de badulaques e bijuterias para desvalidos, três jovens foram mortos a tiros pela Polícia Militar depois de uma tentativa frustrada de roubar aparelhos celulares. Nada foi roubado, nenhum polícia se feriu (nem de susto!), mas três jovens foram executados no meio da rua.
Será que os secretários vão discutir o caso? Não creio. Estes senhores pensam alto. Precisam organizar licitações para comprar armas, veículos, equipamentos, construir delegacias, presídios, e, claro, manter a política de extermínio que nunca jamais ninguém viu igual neste País.

Nenhum comentário: