quarta-feira, 3 de março de 2010

Três por quatro

O telejornal Bom Dia, Brasil, da rede Globo, acaba de mostrar uma escola pública no Maranhão, ou o que a reportagem chamou de escola. O comentarista Alexandre Garcia, mais de 40 anos de jornalismo e 30 de convivência diária com a política em Brasília, disse que esse é mais um caso de lesa-Pátria no Estado do Maranhão.
Esqueceu de dizer, e nem os apresentadores Renato e Renata ressalvaram, que o Estado do Maranhão é propriedade de José Sarney, presidente do Senado Federal e membro da Academia Brasileira de Letras. Aquele mesmo Sarney que já foi presidente da República sem ter sido eleito para isso e que foi chamado de ladrão pelo atual presidente da República, mas que se mantém na crista da vida pública nacional por obra de um suposto acordo de governabilidade com este mesmíssimo presidente.
Este é um pequeno retrato do verdadeiro legado da era Lula. O fim da educação pública e a prevalência de obras públicas fantasiadas de faraônicas e sem mínimo suporte de infra-estrutura. Lula governa para banqueiros e construtoras, e compactua com figuras como o senhor José Sarney, um político que deveria, isto sim, estar internado em um manicômio judiciário.

Nenhum comentário: