segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Só na marolinha...

Parece oportunismo este lance de usar a todo instante a imagem de Lula, mas esta de hoje é impossível de resistir para qualquer cozinheiro de Redação ou para gente que sabe o que estou querendo dizer. Trata-se de uma foto de Ricardo Stucker, da Reuters. O presidente Luis Inácio mergulhando em uma praia de Fernando Noronha. Todo mundo viu na UOL de manhã cedo e na certa verá amanhã nas capas dos diários.

Quero ressaltar dois aspectos. O primeiro aspecto para aqueles que sabem do que estamos falando. A primeira vista tem tudo para ser uma produção de marketing político. Mas não é. Lula não se submete a textos ou roteiros. Ele percebe o momento, pura intuição política, e fala. Foi sempre assim, será sempre assim. A grande vantagem da foto de hoje é que ele não fala. Sem aquele seu textinho de corintiano, Lula recorreu desta vez a uma metáfora visual. O Presidente da República mergulhando em águas rasas, serenas e translúcidas e acenando com o gesto clássico do tudo bem, meu chapa. Isto é marketing puro. Não tem produção da rapaziada. A rapaziada só leva a fama. Como diz outro filósofo da grande família Silva, quem sabe faz ao vivo.

Agora o segundo aspecto, o ponto de vista do tal cozinheiro de Redação. Imagine que a foto chegou tarde da noite, o cara só tem que fazer a legenda para a capa. São uns 65 toques. O jornal é um diário de grande circulação. Já passa da meia noite, a fome rondando, a mulher telefonou a pouco pra dizer que tudo acabou para sempre, como é mesmo que termina um grande amor? E o retrato da realidade viva, ou pelo menos a realidade viva que o Presidente acredita, está na tela à sua frente e clama por uma legenda exata. Por isso e por outros estranhos temperos o jornalismo é uma profissão fascinante.



2 comentários:

Anônimo disse...

GLUB-GLUB
ou
Glubglub
ou
glub glub
ou
(bolinhas...de ar)

Anônimo disse...

Ricardo Stucker é fotógrafo oficial do presidente. É o retratista de Lula.