quarta-feira, 1 de abril de 2009

Plim Plim online

Nunca neste País o atrevimento editorial e o descaramento comercial da superpoderosa Rede Globo de comunicação chegou a níveis tão alarmantes. A Globo, cujo modelo de televisão se revela desgastado nos níveis de audiência e fortemente acossado pelos formatos populares de SBT e Record, estendeu seus tentáculos e fixou as garras no novo e moderno e eficiente meio de comunicação, a Internet. Os portais funcionam como base de apoio para divulgação das produções globais e O Globo online chega ao paroxismo do jornalismo dirigido, misturando seus delírios novelísticos à realidade dos fatos.
Exemplos:
- o Uol embaralha notícia de verdade, gente de verdade e fatos de verdade com notícia de mentirinha, gente de mentirinha e fatos de mentirinha. Hoje tem A Maldosa Viridiana Sabota Revista Para Que Luciano Se Dê Bem. O que é isso? Novela da Globo, claro.
- o Terra repercute o Big Brother como se aquilo fosse um programa educativo, de alto interesse da população brasileira, e não apenas um caça-níquel meio pornográfico e imbecilizado. O portal mantém enquetes ridículas sobre quem é melhor ou pior ou mais feio ou mais bonito ou isso ou aquilo sobre os participantes do programa em claro desrespeito a inteligência dos leitores.
- o próprio jornal O Globo, entretanto, comete o maior dos desatinos infiltrando no alto da página, entre as manchetes diárias de economia, política e esporte, a angústia melodramática de um personagem qualquer da novela das oito. Ontem mesmo, entre fotos de Lula, Obama e Ronaldo, lá estava o ator Marcos Garcia. O que ele fazia no alto da capa do segundo maior jornal do País? Procurava um novo amor.
Isso é o que eu lembro agora no primeiro cigarro da manhã. Se alguém se der o trabalho de pesquisar as capas de O Globo e dos portais vai descobrir um escândalo de lesa-leitor como jamais houve neste País.
O que se pode fazer? Nada. Ou melhor, podemos reclamar, reclamar muito. Mudar de canal não adianta, é pior.

Nenhum comentário: