quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vatapá, nunca mais!

Você já veio à Bahia, nêga? Não? Então não venha.
Tem gente demais. Sem qualquer referência aos governantes, já está saindo pelo ladrão.
Tudo na Bahia se multiplica como milagre bíblico, inclusive a riqueza e a pobreza. Em três décadas, Salvador, São Salvador primeira e única, saltou do sexto para o terceiro lugar entre as grandes cidades e já está colada no retrovisor do Rio de Janeiro. Condomínios de luxo são construídos no mesmo ritmo em que se erguem invasões na periferia. O resultado disso é que quase não dá para andar nas ruas. Passar uma tarde em Itapuã? Melhor ir armado.
Nesta requentada moda de preservar –ou segregar– recursos ambientais, bem que nosso governador candidato a governador de novo poderia mandar construir um muro ao longo dos limites do Recôncavo, por exemplo, e proibir, simplesmente proibir, a entrada de quem não tem nada a fazer aqui, os turistas, e de quem pensa que tem, os retirantes. Os primeiros seriam encaminhados para Aracaju e os segundos para Brasília.
Assim talvez os baianos, e os gaúchos de alma negra, por exemplo, resgatariam o sagrado direito de jogar um flor no colo de uma morena sem o risco de ver a rosa cair em cima dos dólares de um gringo ou da peixeira de um sertanejo.

Nenhum comentário: