segunda-feira, 23 de março de 2009

Simulação equivocada

Estranho. O DataFolha divulgou hoje a parte baiana de sua pesquisa nacional para os governos de Estado, ano que vem. Em todos os quatro cenários propostos, o governador Jacques Wagner lidera com folga. O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima divide o fim da fila com o radialista Raimundo Varela. Os candidatos do DEM, o partido dono da Bahia quando se chamava PFL, disputam entre si o segundo lugar. Tudo bem, não há surpresa nos resultados, talvez apenas a má performance de Geddel.
O que qualquer pessoa razoavelmente informada na Bahia estranha na consulta do mais conceituado instituto de pesquisas do País é a falta do nome do prefeito de Salvador, João Henrique, que acaba de vencer a esquerda e a direita de uma só vez. Pelo menos a matéria publicada na Folha não cita o prefeito reeleito como candidato em nenhum dos cenários.
Fala-se abertamente pelos bastidores políticos e pelos botecos da periferia de Salvador que João Henrique é candidato natural ao Governo do Estado, com apoio de Geddel ou de ACM Neto ou de Jacques Wagner, tanto faz. O povo baiano cai de saber que João Henrique é o cara, o homem a ser batido.
A pergunta que não quer calar, claro, é por que o DataFolha não considerou o prefeito de Salvador entre as alternativas para o Governo do Estado?

Nenhum comentário: